Epidemiologia da dor neonatal - Participe no estudo!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Epidemiologia da dor neonatal - Participe no estudo!

Mensagem por Admin em Qua 20 Jun 2012, 15:33

Epidemiologia da dor neonatal associada a procedimentos
Transcreve-se o texto que constitui um convite às Unidades de Neonatologia para participarem neste estudo (contactos da autora em baixo).

"Vimos por este meio apresentar a intenção de realização de um estudo multicêntrico a nível nacional sobre a Epidemiologia da Dor Neonatal associada a procedimentos em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais Portuguesas | Fatores determinantes para a sua prevenção, avaliação e tratamento.

Existem já noutros países, nomeadamente França, Itália, Suíça e Canadá, estudos que permitem conhecer a frequência dos procedimentos dolorosos e as intervenções utilizadas para o controlo da dor nos recém-nascidos. Em Portugal, há a noção de que tem havido uma grande evolução nesta área mas o panorama do controlo da dor neonatal é mal conhecido.

Assim, pretende-se com este estudo determinar a incidência da dor neonatal associada a procedimentos e a prática atual do uso de intervenções farmacológicas e não-farmacológicas para o alívio da dor. Pretende-se ainda analisar fatores organizacionais que contribuam para a gestão da dor neonatal.

O estudo será levado a cabo por uma equipa de investigação coordenada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra[1], com a colaboração do Departamento Pediátrico da Universidade de Paris – Hospital de Trousseau.

Prevê-se a participação das UCINs de Portugal Continental e Ilhas, inseridas nos Hospitais de Apoio Perinatal Diferenciado das regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores.

Os dados serão tratados no conjunto mantendo-se o anonimato das Unidades e os resultados de cada Unidade serão facultados unicamente à própria Unidade, garantindo-se assim a confidencialidade.

Certos do interesse por este estudo, gostaríamos de contar com a sua colaboração no sentido de participar no estudo.



Dulce Cruz: dcruz@uevora.pt
Tlm: 96 91 06 244
[1] Projeto aprovado pela Comissão de Ética e pela Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Orientador: Professora Doutora Ananda Fernandes (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra). Co-Orientador: Professora Doutora Catarina Resende Oliveira (Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra). Doutoranda: Maria Dulce Damas Cruz, Professor Adjunto (Escola Superior de Enfermagem, Universidade de Évora).

_________________
Com os melhores cumprimentos
Simão Pedro Frutuoso
sppf@sapo.pt
avatar
Admin

Mensagens : 474
Data de inscrição : 05/09/2011
Localização : Porto
Local de trabalho : Centro Hospitalar do Porto

Ver perfil do usuário http://lusoneo.portugueseforum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum